terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

exterocepção facial: cor.agenda

a palavra exterocepção refere-se à capacidade que o indivíduo tem de perceber os próprios órgãos de sentido. numa era pós-moderna como a que vivemos, onde os estímulos sensoriais nos atingem de forma desorganizada e vão nos carregando para longe do "pensamento natural",  vale a pena manter a cabeça no lugar com algumas técnicas de exterocepcepção facial: 

cor.agenda: quem assistiu "a branca de neve (2001)" percebeu que os sete anões nessa versão, diferente da em desenho animado da disney, não se chamam zangado, dengoso, mestre, soneca, atchim e dunga, mas segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo, e que cada um dos anões carregam em si uma das cores do arco-íris (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, turquesa, anil, violeta). um comportamento simples e relaxante que nos permite um acesso mais organizado à nossa própria memória está em imaginar/visualizar as cores referentes a cada dia da semana com os olhos abertos (o mais profundo quanto pareça possível em nossa  abertura visual) quando em atividades estressantes: em engarrafamentos; fila de banco; depois de pensar em contas para pagar; após ou durante conflitos. atividades positivas também podem ser marcadas: uma ida à praia, uma ligação de um amigo; atividades sexuais, etc. ao final do dia, via pensamento em retroação torna-se mais fácil acessar esses momentos em que as cores foram visualizadas, esvaziando mais rapidamente a nossa mente e permitindo uma frequência melhor de sonhos à noite.

a cor.agenda permite uma percepção mais aguçada sobre a própria abertura visual (1), tanto em termos de lateralidade quanto em profundidade, o que ajuda a reduzir os estresses visuais ao longo do dia. a visualização pode ser feita (no caso de narizes maiores) também na ponta no nariz (4), o que facilita a percepção do seu ângulo em relação aos olhos, ou nos lábios (5), também uma área de difícil percepção na estrutura facial, permitindo, assim, uma melhor percepção sobre a extensão do rosto. de olhos fechados, o mais indicado é que se perceba não apenas os olhos, mas toda a extensão do rosto em cor (2), para evitar que sobrem imagens quando cerramos os olhos (uma coisa com a qual eu, por exemplo, já tive problemas é fechar os olhos e ter  de encarar a 'sobra' da imagem da tela do computador). aos que ouvem vozes, como eu, a recomendação é procurar sempre perceber o grau interno da própria audição (3), imaginando-na colorido ao longo do dia. essa técnica nos permite "anotar", dentro do próprio cérebro, informações sobre esses estímulos (vozes e outros sons), tornando-nos mais consciente de suas origens - uma atitude saudável que ajuda a evitar psicopatologias. 

a cor.agenda, obviamente, não precisa ser seguida rigorosamente no esquema de cores proposto pelo filme,  embora a lógica "dias da semana/cores do arco-íris" facilite o raciocínio ao longo da semana. com o tempo, as cores podem ser substituídas por texturas de pelagem animal, de tecidos, imagens de objetos coloridos (entre os que possuem facilidade de projeção, pode ajudar muito na organização do dia a dia, também), obras de arte (experimente lembrar desse quadro num sábado antes de ir para o trabalho ou antes de dormir), etc.

a prática de exercício em exterocepção é o primeiro passo para a criação de um universo simbólico eficiente e passível de ser comunicado ao outro, pois nos aproxima da sensação do "eu", fisicamente falando, subjetivando a  identidade humana de maneira mais homogênea e pacífica. em termos psicofísicos, a melhor apropriação sensorial sobre os órgãos de sentido ajudam principalmente a diminuir o tempo de retração entre pensamento e fala, dinamizando a criação do universo simbólico.

    

memória de vida passada em signisciência